segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Memória Cultural


PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DA REGIÃO DO VALE DO JEQUITINHONHA



Casa da Cultura de Itaobim - MG

Situada na Praça Marques Machado, este exemplar no estilo colonial mineiro, conta a história da formação do aglomerado do segundo centro da cidade, construída para servir de moradia após enchente de 1919, pertenceu a Arthur Pereira de Matos, um dos moradores antigos, o referido imóvel chegou a ser demolido em 1959, muda seus proprietários para Clemente Fagundes de Jesus que reconstrói novamente e que em 1990 vende para a Prefeitura de Itaobim, em estado de degradação, que inicia seu tratamento de recuperação em 2006 e só termina em 2008, somente em 2009 a casa é destinada a Casa de cultura do município.


Colégio Nazareth - Araçuaí-MG

Quando as Irmãs Franciscanas Penitentes Recoletinas de Oirschot-Holanda chegaram no Brasil e em Araçuaí no ano de 1926, uma nova e promissora página da história não só desta Congregação religiosa, mas para no Médio Jequitinhonha começaria a ser contada.

As destemidas missionárias iniciaram um colégio interno feminino que colocaria Araçuaí como referência em qualidade de educação no Estado de Minas Gerais. As edificações foram construídas sob os olhos das Irmãs que não mediram esforços e capacidade em edificar todo o conjunto que hoje forma o Colégio Nazareth.



Igreja Nossa Senhora do Rosário - Francisco Badaró-MG

A Igreja do Rosário é o templo religioso mais antigo de Franscisco Badaró.Embora não tenham sido encontrados registros documentais sobre a data de sua edificação, sabe-se que esta foi realizada no século XVIII.De acordo com o livro de Tombo da Paróquia desta cidade, o Governo Imperial da Província de Minas Gerais aprovou o Compromisso da Irmandade de nossa Senhora do Rosário e conforme também o requerimento da Mesa administrativa da mesma Irmandade ao Reverendíssimo Vigário Geral delegado do excelentíssimo Sr.Arcebispado da Bahia, pedindo aprovação na parte religiosa em 1846 ou 1847, conforme relata o Padre Bernardino de Souza Senna, o qual a Provisão do vigário Geral refere-se “Irmandade de Nossa senhora do rosário do Arraial de nossa senhora da Conceição de Sucurihú, filial a Matriz de Água Suja(atual cidade de Berilo)”, portanto a Irmandade do Rosário foi reconhecida, teve sua personalidade jurídica quando sua Capela atual Matriz ainda eram filiais da Matriz de Água Suja.

As Irmandades eram congregações religiosas muito divulgadas em Portugal. Foram introduzidas no Brasil e na África pelos colonizadores, através da catequese. A princípio congregavam apenas homens, geralmente de uma mesma nação. Assim, as Irmandades de nossa Senhora do Rosário dos homens Pretos, como o próprio nome indicava, agregavam negros e mulatos, cativos e livres, de uma mesma “nação” ou tribo.

De acordo com o calendário oficial da igreja Católica, a festa de Nossa Senhora do Rosário é celebrada no dia 07 de outubro de cada ano, mas a festa do Rosário de Francisco Badaró é feita terceiro final de semana do mês de Julho.


Ângela Gomes Freire





3 comentários:

  1. Gostaria de Parabenizar ao Jô Pinto pela crição do Blog,e espero que este seja sempre um espaço livre. gostaria também de parabenizar a Angela pela sua coluna sobre patrimonio, defender o nosso patrimonio deveria ser uma constante na vida de todos seres humanos, abraços de Rafael Santarem

    ResponderExcluir
  2. "Erudito é um sujeito que tem mais cultura do que cabe nele. "
    (Millôr Fernandes)

    Cultura do Vale do Jequi é com o Jô.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado Carol pelo comentário,isso serve de animo em meio a tantas turbulências para continuar acreditando que vale a pena acreditar na transformação cultural.
    Rafael, pode ter certeza que este espaço sempre será um espaço livre a todos.

    Abraços culturais

    ResponderExcluir

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...