quarta-feira, 1 de junho de 2011

Memória Cultural




85 anos de fé, história e educação

A Congregação das Irmãs Franciscanas Penitentes Recoletinas, fundada em 1623, em Dolbain, Linburg, na Bélgica, por Madre Joana de Neerinck, que suportou pressões do exercitor francês, vindo refugiar-se na cidade de Oirscht.

Estabelecendo no Brasil, em 1926, na cidade de Araçuaí, uma nova experiência através da educação para jovens meninas da região do vale do Jequitinhonha.

As percussoras desta experiência: Irmã Aquilina, Amália, Boa Vida, Angélica, Beatriz e Guilhermina, responsáveis por erguer o Colégio Nazareth.

A história do Colégio Nazareth se confunde com a história da formação educacional de Araçuaí, está presente em cada casa em cada memória. É uma combinação perfeita do passado e do presente, preserva suas características físicas originais superando problemas contemporâneos como, por exemplo: pichações que não existe na estrutura do Colégio,evoluiu e se adaptou com o progresso, sem contudo perder sua origem, no turbilhão da modernidade.

Foi a primeira escola da região que funcionou com regime de internato, para moças, o que deu a essa instituição a entonação inovadora influenciando notavelmente a vida dos moradores de Araçuaí e arredores. Alem de contar, ainda, com um prédio, de arquitetura imponente conservando suas características originais. O que por si só já é um grande patrimônio cultural.

Implantado com certa proximidade do centro Histórico de Araçuaí, o Conjunto Arquitetônico do Colégio Nazareth, construído em três períodos do século XX, apresenta uma arquitetura comum ao período eclético, sendo os principais elementos desta arquitetura as janelas decoradas com elementos artísticos e as arcadas dos alpendres.

Ângela Gomes Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...