sábado, 20 de agosto de 2011

Giro pelo Vale - Estudantes da UFVJM repudiam campi em Janaúba e Unaí

Movimento estudantil defende campus em cidades do Vale
Nota de Repúdio
Prezadas/os conselheiras e conselheiros do CONSU e COSEPE da UFVJM

Nós, estudantes organizados da UFVJM, expressamos por meio dessa nossa indignação frente a proposta verticalizada de expansão dos campi da UFVJM para as regiões noroeste (Unaí) e norte de Minas (Janaúba).
Acreditamos que justamente pela ausência da sociedade civil dos Vales no debate, a proposta não contempla as reais demandas das populações e organizações sociais que historicamente lutaram pela implantação desta Universidade e pelas possibilidades a ela associadas.
Desde a implantação do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades – REUNI temos pautado a necessidade da construção de uma Universidade de fato includente e referenciadas nas particularidades sociopolíticas, culturais e ecológicas da região.
Acreditamos que a iniciativa em curso contrapõe o compromisso assumido pela Universidade e pelo Governo Federal no que tange às iniciativas de desenvolvimento regional. Conforme descrito em nosso estatuto: “A UFVJM caracteriza-se como uma universidade multicmpi, com ênfase de atuação nos Vale do Jequitinhonha e Mucuri” ( Art. 1. parágraafo único, artigo da UFVJM).
Apoiamos a democratização do ensino público e de qualidade. Entendemos, no entanto, que o papel da Universidade no atual momento é a expansão para outros municípios dos Vales, e que qualquer diálogo com o Ministério da Educação deve ser orientado neste sentido. Por tudo isso, rejeitamos veementemente esta expansão desordenada e propomos a abertura de debates/ações que viabilizam a criação de campi nos Vales e envolvimento da UFVJM com a região e seus povos.

Por uma Universidade verdadeiramente dos Vales!
Assinam:
Grupo Aranã de Agroecologia
Coletivos Estudantes em Movimento/UFVJM
Coletivo Agentes do Vale
Coletivo Retalhos de Fulo
Centro Acadêmico de Agronomia/UFVJM
Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB
Diretório Central dos Estudantes “Gestão Roda Viva”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...