segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Giro Pelo Vale "A Morte de Dom Enzo"


Nesta manhã de 24 de Outubro fomos informados aqui na cidade de Itinga, através do serviço de alto-falantes da Igreja matriz a triste noticia da morte do Bispo Emérito da Diocese de Araçuaí “Dom Enzo”

Crescênzio Rinaldini o “ Dom Enzo” , nasceu no dia 27/12/1925, em Gardone Vila Trompia – BS/Itália. Ordena-se Sacerdote no dia 26/06/1949, Em Dezembro de 1961 assume a paróquia Santo Antonio da cidade de Itinga/MG, o qual fica como pároco até Janeiro de 1969.

Ele trabalhou vinte anos como professor e diretor do Seminário de Araçuaí. Em 1981, foi chamado de volta à sua diocese de Bréscia, na Itália. Mas no ano seguinte voltou como bispo e sua ordenação epciscopal aconteceu no dia 04/07/1982, o qual toma posse como bispo da Diocese de Araçuaí no dia 08/08/1982. Além de reabrir o Seminário Diocesano, o Curso de Segundo Grau e Filosofia, abriu também a Escola Técnica em Agro-pecuária. Mais tarde esta escola foi ampliada com os cursos de mineralogia e topografia, chamando-se Hagrogemito,reconstruiu e ampliou o Centro Diocesano de Pastoral e fundou o primeiro canal de televisão da cidade: a TV Araçuaí, sintonizada com a TV Cultura. Em Agosto de 2001 recebe o titulo de Bispo Emerito.

E hoje 24 de Outubro mas precisamente a 00:30, Dom Enzo deixa a vida terrena para viver a vida espiritual, deixando para sempre um lacuna na Igreja Católica, na vida social, política e cristã do Vale do Jequitinhonha. Que Deus na sua infinita bondade o acolha em seus braços.

Foto: Arquivo Paróquia Santo Antonio de Itinga

2 comentários:

  1. DESDE JA QUERO DEIXAR POSTO NSTE BLOG,OS MEUS PESAMES A TODA FAMILIA ENLUTADA DO BISPO DOM ENZO,E TAMBEM A TODA A FAMILIA CATOLICA DO MEDIO,ALTO E BAIXO JEQUITINHONHA,QUE ESTA MUITO SENTIDA COM O FALECIMENTO DO NOSSO BISPO DOM ENZO.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus e toda milicia celeste receba bem esta alma bondosa e benevolente!!!! Estaremos orando por sua passagem pra visa espiritual seja terna e simples como foi a sua vida terrena!!!
    Eviana Cordeiro

    ResponderExcluir

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...