quinta-feira, 8 de março de 2012


DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Em Itinga, como em diversas partes do mundo, o dia 08 de março foi marcado por uma passeata de mulheres, pelas ruas da cidade, reivindicando seus direitos perante a sociedade e para a sociedade. Direitos a saúde de qualidade, educação, políticas agrárias para as mulheres do campo, melhorias na coleta do lixo, diminuição na taxa de abastecimento de água.

A passeata teve a frente mais uma vez o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Itinga, em parceria com outras entidades locais de cunho social e cultural, como a AMAI,ACOBAPA e AMOVAJE.

Sabe-se que a mulher vem de uma luta constante em busca de sua afirmação, e acima de tudo em busca do respeito, o qual todos o seres humanos tem direito. Sabe-se que mesmo depois de tantas conquistas, muitas ainda sofrem todos os tipos de preconceitos e humilhações, como a violência, principalmente a doméstica, a diferença de salário, o preconceito de gênero e opção sexual.

Por tantos motivos, o dia 08 de Março não é somente para comemorar a luta das operárias americanas, mas também para fazermos uma reflexão sobre a importância desta que é sem duvidas, o ser mais iluminado da face da terra “a mulher”.

CURIOSIDADE

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...