sábado, 8 de fevereiro de 2014

Morre o Mestre Canjira

Foto: Jô Pinto
                      O homem de estatura baixa, sempre sereno, observador, cabreiro, de fé baseada no sincretismo, mas que quando abria a porta de seu museu se transformava e queria compartilhar a sua história, guardava na memória como cada animal e peça chegou em seu museu e foi assim em um destes momentos permitidos por Deus que tive a honra de conhecer  Brasiliano Pereira Reis ou Canjira como gostava de ser chamado, um autodidata, considerado o melhor empalhador de animais do Brasil e que no qual transformou a sala de sua residência num Museu de Arte e Cultura ou “Museu Canjira” como é popularmente conhecido na região e na cidade de Itaobim onde esta instalado, os animais mortos em acidentes  foram doados por motoristas e Policiais Florestais, além dos animais, há ainda antiguidades como telefones, máquinas de escrever, máquina de costura, coleção de notas e moedas, relógios, granada antiaérea e muitas outras peça.
Quando  fizemos o inventário das peças de seu museu para o Departamento de Patrimônio Cultural da cidade Itaobim, foi notário perceber como tudo aquilo se interagia com seu Dono, o zelo por cada peça, e a preocupação eminente para que o museu continuasse  a ser um exemplo para as futuras gerações.
                  Hoje, anjos, arcanjos, orixás e caboclos vieram buscar este artista da arte da Taxidermia para junto do Pai Celestial , deixando o Vale do Jequitinhonha com um profunda perda. O Mestre Canjira foi é será um dessas  pessoas raras que deixa de um forma simples, através da arte um ensinamento de vida para todos nós.
                Fica aqui os meus mais profundos sentimentos para a família e compartilho como todos desta dor , por que perdi o artista e um amigo.


 Jô Pinto
Itinga/MG em 08 de Fevereiro de 2014

2 comentários:

  1. Sábias palavras meu amigo. Um abraço a toda a família de Canjira e que Deus os conforte. Deixo aqui o link do vídeo que produzimos na Semana da Cultura de Itaobim - Ano 2009, sobre a vida de canjira e sua arte: http://www.youtube.com/watch?v=tGfGCl6U3iU

    ResponderExcluir

O sonho do Instituto Federal Quilombola

    Arte: Jashad Macbee Depois de meses de lutas, expectativas, articulações e medos, no coração da renovação educativa e cultural do Br...