segunda-feira, 21 de julho de 2014

Memoria Cultural - Menino Deus

MENINO DEUS
Menino Jesus -  bem inventariado,

pertencente a uma família de Itaobim/MG
Menino Jesus  em madeira entalhada, com pintura em policromia , do século XVIII, medindo apenas 30 cm de altura, de propriedade particular ,  herança de família que vêm sendo repassada entre gerações numa família , na cidade de Itaobim  pela sua atual guardiã.
A representação da figura de Jesus ainda criança surgiram a partir das primeiras cenas da natividade, do século IV(325 d.c), continua sendo propagado como um dos símbolos mais importantes da doutrina Cristã.
Ao longo dos tempos o gosto popular ou a caracterização de regiões, a imagem foi ganhando elementos ou materiais como roupas  e diferentes tecidos ou bordados.
No século XX percebeu-se o declínio por sua devoção, justificada pela vida moderna que mudou a concepção do papel feminino ou devido às mudanças de significado do Natal , o qual  viu-se o declínio da construção e importância dos presépios nos lares brasileiros, o padrão de vida consumista tem  causado tal declínio, mas no Vale do Jequitinhonha ainda é possível encontrar a devoção pelo Menino Deus ainda em evidência.


Por: Angela Freire, Professora, Turismologa e Produtora Cultural


Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto Ângela. Eu conheço a guardiã da imagem, pessoa muito devota. Abraços.

    ResponderExcluir

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...