segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

MEMÓRIA CULTURAL - Coral Vozes de Fátima

Foto: Jô Pinto
                    
                    Este coral foi fundado em Araçuaí, Minas Gerais no dias 03 de Março, de 1991 pelo Padre João Pinheiro e Nilton Ferreira de Souza(Nilton Curió), que percebendo  o interesse de crianças pelos grupos culturais  existentes na cidade, resolveram  organizar este coral , que também tinha a finalidade  de dar ocupação e oferecer uma formação cultural, além de animar as missas dominicais , na Catedral São José.
                     No repertório  cultural trazia músicas de origem afro-indígena e  outras de autoria de  pessoas  conhecidas  como: Josino Medina e Leninha, estes  doavam tempo e carinho para este grupo,ensaiando, preparando incansavelmente  e até distribuindo as criançadas quando  no avançar da hora, Josino Medina lotava seu pequeno veículo  e saia pela cidade a entregar  as crianças de casa, em casa. Era diversão pura!
                     O Coral durou pouco mais de uma  década, sob a regência de Nilton Curió, que diferente dos maestros tinha como batuta,  um bandeiro.
Muita gente contribuiu e fez sua história  através deste coral, hoje guardamos momentos  de um tempo  com crianças, que aprenderam o doce sabor de viver  e aproveitar  a infância, tornando-a mágica e feliz.

Peixinhos do mar, eô
Vem a beira da praia a nadar
Vem ver, vem ver a lua no céu a  brilhar

(Peixinhos do Mar-Leninha)



Texto e Pesquisa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...