terça-feira, 29 de março de 2016

MEMÓRIA CULTURAL - JANELAS DO MUNDO


         O surgimento das primeiras janelas teriam sido no ano quatrocentos antes de Cristo, nas casas de Percépoles e daí começaram a aparecer os formatos com caixilhos e folhas, no Palácio de Minus, na Grécia, enquanto nas casas gregas as janelas que davam acesso aos pátios,  eram decoradas.
        Depois no ano cem, depois de Cristo, os romanos introduziram as janelas com vidro, mas, com a queda do império romano isso foi interrompido.
         Na época barroca, aparecem janelas com formas redondas, elípticas e geometria livre e cheia de ornamentos.
         No classicismo resolvem abrir as janelas em todas as extensões, aparecendo assim as janelas “caixão”; estas tinham a vantagem, porque permitia o isolamento acústico e térmico, embora o manejo fosse complexo e  deterioravam rapidamente.
         Na segunda metade do século XIX(1850) retomam-se as formas tradicionais e  trazem a inovação de janelas com ferro.
      Na transição para o século XX surge um movimento da arte nova ou “art Nouveau”, em que as janelas é uma multiplicidade de configurações, com muitos vidros coloridos.
Este movimento opõem-se aos elementos florais, sendo neste contexto há a  volta pelo tradicionalismo , na retomada pelos materiais antigos e técnicas artesanais, mas com intuito de renovar a arquitetura. A partir daí  ocorre uma evolução rápida nas janelas, pois a inovação tecnológica passa a ser aliada e a indústria vidreira passa a fabricar vidros maiores e melhores.
         Nos anos cinqüenta , influenciada pela arquitetura escandinava e suíça, em que a janela passa ter um só cristal e devido a altura, passa-se a utilizar o alumínio, considerado como movimento regionalista, em que há a recuperação da qualidade dos espaços internos e externos das épocas passadas.

   Chegando na última metade do século, o material construtivo foi quase exclusivamente a madeira com guarnições unifuncionais e com pranchas de vidro individuais,  trazendo nesta evolução o surgimento do PVC como solução de preservar as condições da janela.

Postado por

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O sonho do Instituto Federal Quilombola

    Arte: Jashad Macbee Depois de meses de lutas, expectativas, articulações e medos, no coração da renovação educativa e cultural do Br...